Subscribe Us

header ads

9 Anos Sem Amy e mais...

 por Moisés Pedroso

Publicação Original: 25/07/2020

Imagem: Diego Takamatsu

Nascida em 14 de setembro de 1983, em Londres, Amy Winehouse foi uma cantora e compositora Britânica. Lançou seu álbum de estreia em 2003, Frank, que foi muito elogiado pela crítica especializada. Alcançou o estrelato mundial com seu segundo álbum, o Back to Black, lançado em 2006, encabeçado pelo hit “Rehab”. Este foi o álbum mais vendido no ano de 2007, com seis milhões de cópias comercializadas. O sucesso também foi consagrado no Grammy Awards de 2008, no qual venceu cinco categorias. Amy se tornou um ícone no mundo, com uma voz inconfundível, cantando gêneros de soul, jazzR&B. Seu estilo também ficou marcado até os dias de hoje. Um delineado marcado, um penteado volumoso, que foi muito comparado com o estilo de Ronnie Spector e The Ronettes. Ambos os artistas se apreciavam. O penteado e o delineado se tornaram seus símbolos. Amy se consagrou na música e no mundo da moda, com apenas 25 anos, em 2008, foi incluída na lista das “Personalidades mais influentes da Música”, pelo The Evening Standard.

Image for post

A brilhante carreira de Amy foi ofuscada por seus problemas pessoais, que ganharam ampla cobertura da mídia. Muita das vezes até fazendo piada da situação, como o “Pânico na Tv”, que já não está mais no ar (ainda bem), mas fazia contínuo uso da imagem de uma problemática da Amy, distorcendo o sofrimento da cantora, para fazer o público rir. Os problemas de relacionamento e pessoais, a impediram de lançar um outro trabalho. Em 23 de julho de 2011, o mundo foi chocado com a informação de que Amy Winehouse havia falecido, aos 27 anos de idade. Fazendo então a entrar para o “Clube dos 27”, o qual fazem partes outros grandes artistas que faleceram com essa idade (Kurt Cobain, Jim Morrison, Janis Joplin, entre outros). Fãs fizeram homenagens no local de sua residência. Artistas como U2, Lady Gaga, Bruno Mars, Rihanna, George Michael, Adele, Kelly Clarkson e Courtney Love, realizaram um tributo a Amy Winehouse.

Após sua morte, Back to Black se tornou o álbum mais vendido do século XXI no Reino Unido. Ainda houveram um compilado lançado, o Lioness: Hidden Treasures, bem como a cinebiografia “Amy: The Girl Behind The Name”, lançado em 2015. No ano de 2014, em Camden Town, Londres, foi inaugurada uma estátua de tamanho real em homenagem a Amy.

Image for post

Neste ano, 9 anos após sua morte, Amy Winehouse é lembrada como uma cantora consagrada e com uma legião de fãs ao redor do mundo. Sua mãe, Janis Winehouse fez uma homenagem no twitter, postando uma foto dos sapatos da cantora, ao lado de uma vela, com a legenda “Love Janis Xxx”. Foi confortada pelos fãs. Devido ao estilo e voz marcante, Amy é referenciada como uma artista completa que abriu portas para diversas outras.

Embora curta, sua carreira foi prestigiada, importante e será sempre lembrada. Suas músicas serão tocadas eternamente. Jornalistas do The Independent, afirmaram o legado da cantora:

“Sem Amy Winehouse, não haveria Adele, nem Duffy, nem Lady Gaga. Foi ela quem moldou o cenário musical atual mesmo depois de ter-se afastado da música (…) Graças a ela, artistas do sexo feminino tornaram-se credíveis e tiveram voz (…) Amy não introduziu somente um som totalmente novo, ela introduziu uma atitude completamente nova.”

  • Desejo Sombrio
Image for post

A nova série mexicana da Netflix chegou com tudo no catálogo da empresa. Protagonizada por Maite Perroni (ex-RBD), o enredo acompanha a protagonista Alma, um professora de Direito, que suspeita de que está sendo traída por seu marido. Com essa desconfiança, Alma decide passar o final de semana na casa da melhor amiga Brenda, momento em que tem uma noite de bebedeira e acaba se relacionando com Dário. A trama se complica quando Brenda, termina o final de semana sendo encontrada morta na banheira da casa. A série acompanha as suspeitas do assassinato da personagem.

Netflix vem apostando em cima desse apelo sexual, assassinatos e investigações em suas produções de língua espanhola e castelhana. Assim como Toy BoyEliteLa Casa de Las Flores, e outros títulos. Desejo Sombrio aposta nessa narrativa e está dando certo. Cada vez mais o público da Netflix está acompanhando séries de línguas diversa do inglês, pois em apenas 4 dias de estreia, Desejo Sombrio ficou entrou para o TOP 10 de 66 países. Se tornando a série mexicana mais popular da plataforma, derrotando “Control Z”.

  • Comic-Con Home
Image for post

O tradicional evento de quadrinhos, cinema e séries, a famosa San Diego Comic Con, que iria acontecer presencialmente a partir desta quarta feira até domingo deste final de semana, foi cancelada devido a pandemia do coronavírus. A medida de restrição e impedimento de eventos de grande porte, os quais costumam ter enormes aglomerações, foi transformado em um evento virtual. A Comic Con @Home, vem desdes quinta feira realizando seus tradicionais painéis, onde as produtoras costumam anunciar suas novidades e materiais exclusivos. Os fãs poderão acompanhar o evento online, através do site oficial do evento. Cada um dos painéis serão exibidos individualmente com links próprios, assim cada um poderá acompanhar o painel que preferir.

A abertura do evento ocorreu dia 22. O evento ainda está rolando e se inicia às 10h, e vai até por volta das 17h/20h, de cada dia. Este ano, os painéis mais aguardados não irão comparecer, quais sejam o da Marvel Studios nem a Warner Bros., que terão eventos próprios para lançar suas novidades. Porém, ainda terá a participação de outras grandes produtoras, e franquias como The Walking DeadStar TrekThe BoysNovos Mutantes, entre outros aparecerão no evento. Então se programem e fiquem ligados esse final de semana nas redes para ficar por dentro de tudo.

  • Cinema Adiado

A pandemia não só cancelou grandes eventos ao redor do mundo, com ainda está impossibilitando a reabertura dos cinemas. Todas as diversas produtoras de blockbusters estavam com suas agendas completas para esse ano, e os próximos também. E os fãs, claro, estavam com as datas todas marcadas para poder acompanhar cada estreia. O problema atual ainda deve persistir por mais um bom tempo, e assim as estreias ao redor do mundo, não devem ocorrer tão cedo. Um lazer que faz parte da vida de muitas pessoas ainda está longe de retornar. Mas vamos ficar de olho para as novas datas anunciadas para alguns dos próximos grande lançamentos.

Avatar 2, que já passou por diversas datas, foi adiado para 16/12/2022. Homem-Aranha 3, para 17/12/2021. Mullan, iria estrear dia 21 do próximo mês, mas agora não tem uma data definida. Top Gun: Maverick, chegaria no natal deste ano, mas foi para 02/07/2021. O primeiro filme da nova trilogia de Star Wars chegará apenas em 22/12/2023. A aguardada sequência de Um Lugar Silencioso, estrelado por Emily Blunt, chegará em 23/04/2021. Todos esses são alguns poucos exemplos dos filmes adiados. E bem sabemos que a qualquer momento, novos adiamentos podem ocorrer. Assim, haja coração para podermos ter a oportunidade de pegar um cineminha com a pessoa que gostamos.

  • Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.
Image for post
Angela Davis (instagram).

Não é o tema dessa pauta, mas no dia dessa publicação, 25 de julho, é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. Desta forma, tratando-se de um dia tão importante, não poderíamos deixar de mencionar. Segundo o site da Fundação Cultural Palmares, em 1992, um grupo, motivado em reverter os dados de violência oriundo do “Mapa da Violência”, que mostravam que a violência atinge massivamente a população negra (em especial a mulher negra), decidiram se organizar. Foi o Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas em Santo Domingo, na República Dominicana, que foi realizado o evento. Assim nasceu a Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-Caribenhas. Juntamente com a ONU, lutaram para estabelecer o dia 25 de julho como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, em 2 de junho de 2014, foi instituído por meio da Lei nº 12.987, o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, homenageando uma das principais mulheres, símbolo de resistência e importantíssima liderança na luta contra a escravização.

No dia 24 de julho a ONU lembrou dos lutas antirracistas e feministas que levaram a criação desta data (conforme o site da ONU BR). No Brasil, comemorações e celebrações marcam esta data, como a “Marcha das Mulheres Negras”, que ocorre neste sábado em São Paulo, entre 14h às 21:30hrs. Outros eventos você acompanha em uma publicação exclusiva no twitter da UNA.

“Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela” — Angela Davis.

 

 

Postar um comentário

0 Comentários