Subscribe Us

header ads

A Origem do nome do Rio Amazonas e mais curiosidades

por Carlos Bill

Blog novo, coluna nova! 

A partir de hoje, vamos trazer algumas curiosidades bem interessantes para vocês. Seja sobre algum ponto histórico, ditados populares ou elementos do nosso cotidiano. Esperamos que gostem. 

  • O Nome do Amazonas.


A origem do nome do maior rio  do mundo está ligado às Amazonas: Guerreiras da mitologia grega, que vivem em um reino em que homens não são aceitos.

Dito isso, vamos ao ano de 1541, quando Francisco de Orellana, um navegador espanhol chega ao norte do Brasil em busca de ouro. Ao chegar, ele se depara com um enorme rio, no coração de uma floresta. Ele então decide se aventurar pelo rio em busca das famosas minas de ouro e nesse trajeto teria sido perseguido por mulheres guerreiras de uma tribo indígena, as Icamiabas, que ele acreditava se tratar das verdadeiras Amazonas. 

Após seu retorno à Espanha, juntamente com o monge Gaspar de Carvajal, ele relata todo o ocorrido e batiza o grande rio como Rio das Amazonas. Esse rio daria nome a um estado (Amazonas) e também a região de mata que o cerca (Amazônia). 

  • O Rosto na Nota do Real


Nas últimas semanas muito se falou sobre a nova cédula de R$200 reais que será emitida pelo banco central. Um dos principais questionamentos, que virou até meme, foi qual o animal que seria símbolo da nova nota. Todavia, você conhece a origem do rosto que está estampado nas cédulas brasileiras? No lado oposto ao animal? 

A Revolução Francesa foi muito importante para a história, e com ela temos uma característica desse movimento que está presente em nossos dias. O rosto estampado nas notas da nossa moeda (Real) é uma representação do maior símbolo da Revolução: Marianne. 

Ela simboliza a Revolução e a liberdade e foi eternizada na pintura de Eugene Delacroix, chamada de "A República". Marianne seria a junção dos nomes Maria e Anne, dois nomes mais comuns na França da época e que simbolizam a massa, o povo.

Esse é apenas mais um entre tantos legados que essa Revolução nos deixou.

Postar um comentário

3 Comentários